quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Banalidades.

The Song has spoken... (fica muito mais doido falar em ingles do que falar "A Canção Disse.." -.-)

parado nesse atual estado de tédio que me encontro nesse exato momento, fuçando orkut, twitter, facebook e acabando de ouvir o Charlie Brown Jr. Acustico Mtv, eis que senti a mente trabalhar.
Observando alguns twits pensei: "banalidades". E após ter conversado com alguem deveras 'importante' para mim, mesmo que por poucos minutos no msn, me fiz mudar opiniões.

E o que tenho para dizer sobre isto?
Que banalidades são o que regem o mundo.

O porque disto? Simples:
tudo o que se torna rotineiro e fixo em nossas vidas, se torna corriqueiro, pois não é novo. E tudo o que não é novo, se torna banal.
O simples fato de sempre se ter alguém do seu lado, a mesma pessoa por muito tempo, se torna algo sem tanto interesse, sem tanta importância. Tanto que não nos importamos mais em estarmos sempre em nossa melhor forma, ou sempre estarmos bem apessoados ou impressionar essa(s) tal(is) pessoa(s). Banal.
E então, por que lutamos e nos empenhamos para conseguir e conquistar as coisaas que tanto desejamos?
Bem, ao meu ver e o que eu sempre prefiro, mais do que mesmo o final, é o meio, o caminhar, o ato de batalhar pelo objetivo. Para mim, isto é muito mais gratificante e prazeroso do que a conquista em si. Claro que a vitória sempre (ou nem sempre) é gloriosa e os elogios e congratulações sobre o término da jornada para a graça sempre (ou novamente, nem sempre) são bem vindas.. mas depois, o que há?
Se acomodar com isto? Claro que não. O ser humano é movido por conquistas e desafios. Se procura algo novo para ir atraz e mais batalhas para se travar.
E a ultima conquista? Bem.. esta fica lá, guardada na "sala de trofeus".


O unico problema de se viver de "aventuras", é que nunca se estará certamente seguro das coisas, afinal todo o prazer e motivo da labuta está exatamente aí: o desconhecido, o desbravamento, o conhecer, o novo.
Então ficamos em uma encruzilhada, meio que confusos (ou eu ao menos estou ai):
Sempre buscamos o novo, mas quem quer viver completamente na dúvida?
Aí que está e aí que vou lhes deixar..
Uma situação simples: se você tivesse a chance de sempre se arriscar infinitamente, trocaria pela certeza de uma só coisa que você escolhesse?

comecei a ficar filósofo e não é o  motivo deste post.. e não quero mais queimar seus neuronios nem córneas..
então, a canção termina aqui.

Longos dias e belas noites companheiros.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ka a seu favor:


antes de mais nada vou explicar uma coisa sobre o blog:
muitos dos termos que vou usar, muitos não irão entender, talvez, pois se trata exclusivamente de quem lera A Torre Negra de Stephen King ou ao menos tem uma noção do vocabulario que é usado na narrativa. O motivo disto? em um proximo post eu direi. Agora , nada impede aos curiosos e buscadores de conhecimento procurarem estes termos na internet, pois facilmente se encontram os significados.
E não se preocupem, desanimem ou me amaldiçoem, não esqueci o rosto de meu pai para os fazer sempre procurar tudo.. o post com os significados e porques virá em breve, este não preciso de Canção alguma para escrever.
agora, retornando ao assunto principal:

Quando você sente que o que você faz é o certo, a sensação é muito boa, não?
Parece que algo te guia pela decisão e realmente, irá tudo acontecer da melhor maneira.
Digo que isto é ter Ka a seu favor. O Vento do Ka, ao invés de destruidor e imparcial como de costume, vem nos axuliar em nossa jornada por estarmos perdidos e/ou seguindo o curso certo que ate mesmo o proprio Ka deseja que façamos.
Mas, será que realmente é sempre isto mesmo?
Veja bem, o proprio sentimento de certeza gira em torno do que você acha que é certo ou bom para você. Tanto que também temos este sentimento quando desistimos de fazer algo, as vezes, para nos mantermo "seguros" nas decisões antigas.
As vezes o medo da mudança nos da essa, talvez, sensação de segurança e, só talvez, a sensação de certeza da escolha seja a enganosa, na verdade, medo do erro.
Mas e quando o corpo inteiro, o psicológico e o espírito gritam em desespero para você fazer (ou deixar de fazer) algo e quando você faz (ou deixa de), eles aquietam e você sente a Certeza?
Também meu caro, este pode ser uma mentira tramada por você, acostumado a alguma coisa que ja estava fazendo (ou a fazer nada) para retornar a aquela rotina de sempre para que algo surpreendente mude, ou para que seu caminho continue livre para quando, e se, a real coisa que você queira fazer apareça.
Daí existem várias opiniões e pressões sobre você na sua decisão, vindas dos outros, que podem ou não te desanimar, te deixar nervoso, te acalmar ou te ajudar.
No melhor que se pode fazer é manter a sua decisão para você e sempre fazer o que você quiser, tendo em mente uma coisa:

não fique parado.

Você pode sim manter seu caminho livre para o que você realmente quer, mas sem estagnar. Procure um emprego, ajudar em algum lugar, fazer alguma coisa ou ate mesmo estudar por estudar, mas não estaque.
Não mentirei, passo por isso neste momento. Estou a largar a faculdade que passei e todos me deram méritos e ficaram felizes por ter conseguido, menos eu. Sim, eu ate fiquei contente e desacreditado que tinha passado, mas pela pura ilusão que o mundo cria sobre a coisa.. e até o instante que comecei as aulas, eu ainda achava que minha vida havia se transformado.
Pura ilusão eu repito.
Para mim um diploma de uma instituição de ensino não vale nada, é apenas um pedaço de papel, se no caso você não quis ter aquele pedaço de papel.
Não digo que faculdades e universidades são inúteis, eu digo que, ate o momento de incerteza e indecisão sobre um curso para mim, para mim isso tudo é inútil.
E não tenho dúvidas perante ao que eu quero da vida. Posso ser um homem, semi-adulto, com 25 anos, sem emprego exato, sem salário fixo, sem perspectiva direita perante à sociedade e aos outros em minha volta,
mas para mim, que comecei realmente a ir atrás de minha vida a 1 ano e meio atrás, pois antes me dava a desculpa de estar ajudando quem eu importava.. para mim eu até estou bem.
Entrei em uma faculdade, procurei empregos, tive respostas mas não fora contratado, pensei mais sobre meu futuro, tracei planos de investimento e negócios, comecei a pesquisar sobre meus negócios, repensei no dinheiro que tenho para receber e firmei o que eu realmente quero para meu futuro. Ate mesmo penso em fazer um intercambio e trabalhar fora.. talvez nem voltar.
Tudo isso com apenas 1 ano e meio de "prazo" que estou passando.
Ainda não coloquei quase nada em prática, mas logo o farei, assim espero e assim rogo para que Ka me mostre.
E o Vento parece estar a meu favor.. e assim desejo que seja A Verdade.

espero ter sido claro e/ou ao menos ajudado em algo para você que lê esta Canção.
no mais,
Longos dias e belas noites companheiros.

A Canção virá.

Com a sina de retornar à escrever e ter um local para simplesmente depositar algumas coisas que eu gostaria que algumas pessoas (ou todos) lêssem, eis que dou início à este pequeno refúgio das minhas idéias.
Não será nada com compromisso, pois, afinal, aqui não será o local de publicação de meus trabalhos, que também necessito e anseio para ter seu retorno, mas sim um local para depositar algumas idéias para discução aberta, tanto talvez alguns contos ou possíveis partes de meus livros, quanto contos aleatórios, desabafos, filosofias e loucuras à parte.
Não sei quando atualizarei, pois assim como é na ficção A Torre Negra, tenho de esperar a Canção vir até mim, da propria Torre, para que eu a transcreva aqui.
Já se houve três ao todo, antes deste início.. uma pena, pois as Canções não se repetem. Ao menos, não facilmente.
Mas não desanimem, ou não me ignorem. Minha inspiração esta em regresso e devo ter algumas atualizações frequentes nos meses que estão a vir. Quem sabe até o final deste ano terei postado coisas de valor?
Só saberão se vieram aqui.
Mas claro, àqueles que tem meus contatos em redes sociais eu avisarei. A você, meu caro leitor, que se encontrava perdido em alguma busca e se deparou com este mero recanto de registros, com toda essa nova coisa de "google+" e o escambau, uma maneira de se manter atualizado seria me incluir em seus circulos de amizade virtual. A escolha é sua.

Longos dias e belas noites a todos.